quinta-feira, junho 05, 2008

Metodologia

A presente pesquisa é de natureza qualitativa, e será desenvolvida na cidade de Caratinga-MG, com cinco famílias de indivíduos portadores de síndrome de Down, que serão escolhidos mediante método de seleção simples junto a instituição APAE de Caratinga, onde buscar-se-á de famílias que poderão ser procuradas para a participação na pesquisa.
A mesma terá como instrumento uma entrevista semi-estruturada que será realizada pelas pesquisadoras junto a família, mediante agendamento prévio.
Para a análise dos dados, adotar-se-á o referencial de análise de conteúdo do tipo temática, a qual envolve um conjunto de técnicas de análise de comunicação visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos, a descrição do conteúdo das mensagens. Assim, após leitura e escuta flutuante, os dados foram refletidos, para escanção e o reagrupamento em sistema de categorias.
Os dados bem como a identidade dos participantes não serão divulgados e a mãe assinará um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em duas vias, sendo que uma delas será entregue a família e a outra será de posse das pesquisadoras, no qual assegurar-se-á a família, total privacidade dos dados pessoais fornecidos.